Modelo Pedagógico Acadêmico da FAFIBE

Toda instituição emana das necessidades e ansiedades verificadas em níveis socioculturais e vem para atender a essa demanda, oriunda das estruturas e conjunturas históricas mensuradas no cotidiano. A instituição vem a ser nesse parâmetro, o microcosmo sociocultural que tende a auxiliar na resolução de problemas locais e na construção da verdadeira cidadania. A FAFIBE elencou como missão institucional as seguintes características, valores e perspectivas:

Formar profissionais com espírito empreendedor e criativo, aptos a utilizar os recursos tecnológicos e capacitados para apresentar soluções inovadoras no contexto global.

O projeto institucional da FAFIBE busca a humanização do ser humano e da sociedade a qual pertence, visando a construção da qualidade de vida a partir da realidade regional. Em razão desta concepção e compromisso, a FAFIBE projeta suas políticas e planos de ação na direção da contextual idade, da função político-social que lhe cabe neste contexto e da contribuição que as ciências e a pesquisa trarão às instituições, ao sistema produtivo e à própria sociedade. Tais diretrizes e políticas visam, em última instância, à modernização e à emancipação sociopolítica e cultural da comunidade da região de abrangência da Faculdade.

O projeto acadêmico-científico da FAFIBE inspira-se na dimensão histórica e no dinamismo da sociedade que lhe dá forma e conteúdo. Nesta perspectiva, as ciências e o conhecimento desenvolvidos através do ensino, da pesquisa e da extensão cumprem a função de medição dentro e fora da Faculdade, como meios e instrumentos críticos, dinamizadores e fortalecedores dos indivíduos, instituições e segmentos sociais. A função acadêmico-pedagógica da FAFIBE, em cumprimento às suas funções específicas e em atenção ao seu projeto institucional é, portanto, a de intervir produtivamente na sociedade, de forma a potencializar sua capacidade criativa e gerar situações de superação em relação a estágios vigentes, projetos interdisciplinares e à construção de cenários futuros necessários e desejáveis.

O Projeto Acadêmico-Científico da FAFIBE traz a marca da participação da comunidade acadêmica e da integração de seus componentes, não considerando o trabalho terminado; ao contrário, submete-o à avaliação permanente, sempre, com o desenvolvimento regional e global, com o aperfeiçoamento institucional, e coerente com os objetivos da IES.

O ensino, a pesquisa e a extensão são, portanto, as especificidades da Faculdade que funcionam como meio e instrumentos para cumprimento da finalidade social e pública.